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Endomarketing como ferramenta para a implantação da hospitalidade na hotelaria
 
     Endomarketing como ferramenta para a implantação da hospitalidade na hotelaria
     
     


Autor(es):
Kobayashi, Thomaz Massato Takayama


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. III, No. 4 (2008)

Palavras-chave:


Resumo: O presente artigo, ao abordar o tema endomarketing e hospitalidade, convida a observar que o endomarketing é uma ferramenta essencial para a boa funcionalidade do empreendimento e a encontrar uma melhor comunicação e sintonia entre os membros da organização, proporcionando um efeito sinérgico na mesma. A hospitalidade vem conforme o tempo acompanhando o homem, ajudando-o na sociabilização, formando comunidades. Como se constata, ambos têm como base os mesmos conceitos. Assim, cabe buscar a empatia, a auto-estima e a afetividade para alcançar efeitos positivos, o que pode ser demonstrado por meio de fatos relacionados com as redes de hotéis Marriot e Ritz Carlton, nas quais essas premissas foram empregadas com sucesso.