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Sustentabilidade premiada: mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Turismo
 
     Sustentabilidade premiada: mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Turismo
     
     


Autor(es):
dos Santos, Luanna Suellen
Costa, Helena Araújo
Alfinito, Solange


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. XIII, NO. 1 (2019); 1 - 24

Palavras-chave:
Turismo, Administração; Premiações; Sustentabilidade; Turismo Sustentável.


Resumo: As premiações de sustentabilidade são vistas como um estímulo para que organizações continuem praticando ações mais sustentáveis e como um mecanismo, sobretudo, para aumentar a credibilidade na comunicação com clientes. Assim, neste estudo, objetiva-se analisar as mudanças observadas entre organizações vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade no Turismo, de 2012 a 2016. Para isso, apura-se a visão de gestores sobre a situação atual das iniciativas premiadas e de suas organizações, as mudanças ocorridas em relação a estratégia, desempenho, clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros e colaboradores, e a influência do Prêmio para tais mudanças. O referencial teórico é composto por conceitos que articulam turismo, sustentabilidade, responsabilidade e ecolabels, com foco nas premiações. A metodologia tem abordagem quantitativa por meio de survey on-line, com adesão de 22 respondentes. Os dados primários são analisados pelo uso de estatística descritiva e inferencial. Observa-se que, praticamente, a totalidade das empresas aprimora ou mantém as iniciativas após a premiação. As mudanças percebidas pelas vencedoras dizem mais respeito a aspectos estratégicos, de cultura interna e de planejamento do que a vendas e faturamento. Revela-se ainda que a maioria das mudanças investigadas é atribuída ao Prêmio. Dois conjuntos de mudanças são identificados como mais relevantes: um ligado ao mercado consumidor (os clientes), e outro, a stakeholders (fornecedores, parceiros). Ambos fortalecem a visão de que o Prêmio analisado contribui para o fortalecimento de premissas de sustentabilidade na atuação das organizações vencedoras em diferentes aspectos e níveis.