Publicações de Turismo
Nova busca:        


A preservação do patrimônio ferroviário através da revitalização para o uso turístico: um estudo das estações ferroviárias de Canela e Passo Fundo, Brasil.
 
     A preservação do patrimônio ferroviário através da revitalização para o uso turístico: um estudo das estações ferroviárias de Canela e Passo Fundo, Brasil.
     
     Preservación del patrimonio ferroviario mediante su revitalización para uso turístico: estudio de las estaciones ferroviarias de Canela y Passo Fundo, Brasil: um estudo das estações ferroviárias de Canela e Passo Fundo, Brasil.


Autor(es):
Scortegagna Socal, Ana Julia
Ribeiro, Marcelo


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 21 n. 2 (2023): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 289-305

Palavras-chave:
Preservação; Patrimônio ferroviário; Revitalização; Turismo; Estação Ferroviária


Resumo: O objetivo geral deste estudo é analisar como a revitalização das estações ferroviárias de Canela e Passo Fundo e sua destinação ao uso turístico contribuem com a memória ferroviária e a preservação do patrimônio ferroviário. Especificamente, se propõe a identificar o que configura as estações como patrimônio, compreender o papel do turismo na utilização e preservação dos espaços revitalizados e compreender como a revitalização contribui para a manutenção da memória ferroviária. Com utilização de método comparativo descritivo, o estudo analisa as duas estações a partir de três categorias de análise: quanto à atribuição de uso e utilização dos espaços, quanto à legibilidade e quanto a elementos que remetem à memória ferroviária. As revitalizações, por envolverem usos relacionados à atividade turística, proporcionaram um maior aproveitamento dos espaços, com aumento de uso e fluxos. O turismo não invalida o caráter patrimonial das estações, mas sim, reforça ao propiciar o contato das pessoas com esses locais através de um uso público.