Publicações de Turismo
Nova busca:        


O reflexo do 'típico'. A construção de produtos turísticos no Chaco (Argentina)
 
     O reflexo do 'típico'. A construção de produtos turísticos no Chaco (Argentina)
     The reflection of 'the typical'. The construction of touristic products in Chaco (Argentina)
     El reflejo de “lo típico”. La construcción de productos turísticos en Chaco (Argentina)


Autor(es):
Perret, Myriam Fernanda


Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 21 n. 3 (2023): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 625-635

Palavras-chave:


Resumo: Com a companhia da noção de fetichismo, analisamos a construção dos produtos turísticos Chaco, mergulhando nas relações sociais que são invisíveis, aparecendo a seguir com a forma física dos objectos com valor. Continuamos a investigação iniciada em 2012 e 2019 (referindo processos de mercantilização do artesanato e da cultura indígenas do Chaco em projectos turístico-culturais). Utilizamos o método etnográfico, abrangendo entrevista etnográfica e revisão de documentos e websites oficiais. A construção dos produtos em questão, por operadores turísticos, agentes estatais e organizações não governamentais, envolve uma administração de percepções que articula realidade e ficção. A ficção do típico como algo que existe para ser mostrado está ligada a produtos erigidos como típicos através de operações de selecção, nomeação, hierarquização, demonstração, tradução e certificação. Estas operações, contudo, permanecem desfocadas, promovendo assim o sentido de 'o típico' como algo que existe.