Publicações de Turismo
Nova busca:        


Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre as Contribuições das Brincadeiras e Jogos Realizados na Infância para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo
 
     Percepção de Alunos do Ensino Médio sobre as Contribuições das Brincadeiras e Jogos Realizados na Infância para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo
     Perception of High School Students about the Contributions of Play and Games Performed in Childhood to Motor and Cognitive Development
     


Autor(es):
Bezerra, Alana Simões
Alves, Lucas Bezerra


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 1 (2023): março; 1-22

Palavras-chave:
Brincadeiras; Habilidades motoras; Cognição


Resumo: A pesquisa objetivou verificar a percepção de alunos do ensino médio sobre as contribuições das brincadeiras e jogos realizados na infância para o desenvolvimento motor e cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa. Participaram 67 alunos e como instrumento utilizou-se um questionário semiestruturado. Com isso, conforme a percepção dos alunos do ensino médio verificou-se um maior envolvimento na infância com brincadeiras tradicionais, as quais contribuíram para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas como correr, equilibrar-se, coordenação motora, como também concentração, atenção, linguagem. Assim conclui-se que os estudantes do ensino médio têm uma percepção bastante positiva sobre a contribuição das brincadeiras e jogos realizados na infância para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.