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Relações de trabalho em restaurantes em tempos de crise pandêmica
 
     Relações de trabalho em restaurantes em tempos de crise pandêmica
     Labor relations in restaurants times of pandemic crisis
     


Autor(es):
Del Rio, Lilian Veronica Rodrigues
Scherer, Laura Alves


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v. 20 - 2023; 1-31

Palavras-chave:
Relações de trabalho; Restaurantes; Covid-19.


Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos da pandemia de COVID 19 nas relações de trabalho de restaurantes. No referencial teórico apresentou-se as instâncias política, administração de recursos humanos e organização do processo de trabalho que compõem as relações de trabalho, conforme proposto por Fleury e Fischer (1987), e as questões relativas ao trabalho nos restaurantes durante a pandemia. Para isso foi utilizada metodologia qualitativa com o uso do método estudo de caso, combinando três técnicas de coletas de dados: entrevista semiestruturada com proprietário ou gerente, funcionário, consultora e presidente do sindicato; observação participante em um restaurante; e análise de documentos como leis e decretos. Nos resultados notou-se, na instância do político, que os decretos que determinaram o fechamento total foi o que mais afetou os restaurantes sendo que as demais medidas foram reflexo ou meio de amenizar os impactos desse. Na instância das políticas de administração de recursos humanos, percebeu-se que as demissões foi o elemento que mais impactou empregadores e empregados dos restaurantes. E na instância da organização do processo de trabalho a adequação dos serviços sem receber os clientes no local e o uso de novas tecnologias foi o que mais impactou as empresas.