Publicações de Turismo
Nova busca:        


Territórios em um ponto de viragem ou inflexão: sentidos e práticas locais no desenvolvimento do turismo em Chapadmalal (Costa Atlântica de Buenos Aires)
 
     Territórios em um ponto de viragem ou inflexão: sentidos e práticas locais no desenvolvimento do turismo em Chapadmalal (Costa Atlântica de Buenos Aires)
     Territories at a turning point: Local senses and practices about tourism development in Chapadmalal
     Territorios en punto de inflexión: sentidos y prácticas locales acerca del desarrollo turístico en Chapadmalal (Costa Atlántica Bonaerense)


Autor(es):
Cacciutto, Mariangel


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 3 n. 2; 033

Palavras-chave:
assembléias cidadãs; Chapadmalal; organizações da sociedade civil; sentidos e práticas; turismo comunitáriol


Resumo: A pandemia de Covid-19 tem provocado alterações nas motivações e exigências da procura turística. Deste modo, alguns territórios foram revalorizados com base nas suas características, quando favorecem o desenvolvimento de experiências alternativas ou práticas de contato com a natureza em ambientes com qualidade paisagística e ambiental. Estes processos implicam o crescimento urbano a partir do desenvolvimento comercial e geram conflitos com os habitantes locais, quando eles têm uma visão diferente sobre o desenvolvimento de seu território e do tipo de turismo desejado. Em consonância com o exposto, o artigo apresenta o caso da cidade de Chapadmalal (cidade costeira do Partido de General Pueyrredon, província de Buenos Aires) e analisa os sentidos e práticas de bairro em torno da gestão do turismo na cidade, considerando suas manifestações atuais e potenciais. Especificamente foram analisados/pesquisados referentes de organizações da sociedade civil, assembléias de cidadãos e grupos/coletivos pertencentes à localidade, a partir de uma abordagem qualitativa. Observa-se que o território se encontra em um ponto de inflexão que exige a intervenção das políticas públicas e acadêmicas para fortalecer as iniciativas comunitárias de planejamento turístico.