Publicações de Turismo
Nova busca:        


Contando, aprendemos: produção de podcast como estratégia de ensino-aprendizagem em turismo
 
     Contando, aprendemos: produção de podcast como estratégia de ensino-aprendizagem em turismo
     
     


Autor(es):
Allis, Thiago
Freitas, João Alcantara de


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 23, n. 2 (2023); 26 - 43

Palavras-chave:
Educação em turismo; Podcast; Ensino digital.


Resumo: Este trabalho objetiva comunicar e avaliar práticas de ensino-aprendizagem em turismo a partir da produção de podcasts. Para tanto, foram empregadas uma revisão da literatura sobre educação em turismo e TICs e um survey com estudantes de turismo que desenvolveram atividades didáticas com podcast desde 2020. Desde o seu surgimento, em 2005, o podcast é aplicado em processos de ensinoaprendizagem. No turismo os primeiros registros são de 2007, mas seu emprego como recurso didático– pedagógico ainda é limitado ao consumo de conteúdo pronto. Empiricamente, a pesquisa se ampara em coleta de dados primários, a partir de formulários eletrônicos, junto a estudantes de graduação e pósgraduação na área de turismo que cursaram disciplinas envolvendo a produção de episódios para o podcast Turismo e Mobilidades. Os resultados indicam, na perspectiva dos estudantes, alto grau de concordância em relação à melhora do entendimento dos tópicos da disciplina e à flexibilização da aprendizagem, além de reconhecerem a contribuição desta linguagem para ampliação do interesse de públicos não acadêmicos. Identificou-se que, ao se envolverem na produção dos episódios, estudantes passam a ser usuários mais frequentes, o que pode contribuir para a incorporação desta mídia nos programas de ensino. Apesar de localizado, o estudo amplia discussões sobre práticas ativas de ensinoaprendizagem associadas às TICs, particularmente as possibilidades do e-learning em turismo.