Publicações de Turismo
Nova busca:        


Processo de análise hierárquica para definição do melhor destino turístico de Pernambuco
 
     Processo de análise hierárquica para definição do melhor destino turístico de Pernambuco
     
     


Autor(es):
Bezerra, Thales Ramon de Queiroz
Lima, Alyson Souza


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 23, n. 2 (2023); 59 - 79

Palavras-chave:
Turismo; Demanda; Hierarquização.


Resumo: O turismo é uma importante ferramenta de desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade, pois promove a geração de emprego, renda, qualificação profissional, atração de investimentos em infraestrutura e arrecadação de impostos. Em Pernambuco, a atividade se concentra principalmente na zona litorânea devido ao destaque do segmento turístico de Sol e Praia. Isso resulta na convergência de grande parte dos fluxos turísticos, assim como investimentos dos setores público e privado na região. Portanto, o turismo deve ser planejado e executado de maneira descentralizada, com foco na promoção do crescimento regional, do litoral ao sertão do estado. Para esse fim, o presente trabalho tem como objetivo analisar e hierarquizar os critérios que melhor representam as demandas dos turistas na escolha do destino turístico em Pernambuco. Nesse sentido, foi aplicado um questionário para entender as expectativas, motivações e o perfil dos turistas e, com base nesses resultados, foram eleitos os principais critérios a serem analisados por especialistas da área, através do método Analytic Hierarchy Process - AHP, que auxilia na tomada de decisão a partir da lógica matemática. Os resultados das matrizes AHP elegeram os três critérios mais importantes, utilizados para a análise comparativa dos 35 municípios divulgados como os principais destinos turísticos do estado na campanha “Bora Pernambucar”. Três destinos apresentaram a melhor pontuação, caracterizados por: oferta de atividades emocionantes, como turismo de aventura, grande diversidade de atrativos naturais e culturais e ações de marketing digital na sua divulgação/comercialização. A matriz final projetou Fernando de Noronha como melhor destino turístico de Pernambuco.