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Turkey’s Food Image, Travelers’ Revisit Intention and Tourist Expenditures: Turkey's Food Image
 
     
     Turkey’s Food Image, Travelers’ Revisit Intention and Tourist Expenditures: Turkey's Food Image
     


Autor(es):
EREN, Ramazan


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; v. 9 n. 1, 2 e 3 (2019): Current Issues on Tourism and Thematic Issue: “An Overview of Tourism in Turkey”

Palavras-chave:


Resumo: Este artigo visa explorar a imagem gastronômica da Turquia, avaliando as perceções dos visitantes e seu impacto na intenção de revisitar o país. A imagem gastronômica pode ser definida como as crenças, sentimentos e impressões dos viajantes sobre alimentos e bebidas, estabelecimentos de alimentos e bebidas, cultura culinária e atividades relacionadas com alimentos e bebidas de um determinado destino. As questões fundamentais desta pesquisa foram identificar: se há existência ou não de uma relação entre imagem gastronómica, satisfação do turista e intencionalidade em revisitar o destino; também procurou-se determinar a intenção de o visitante participar em atividades de turismo gastronômico e qual o gasto médio dos visitantes com alimentos e bebidas. Foram distribuídos 407 questionários a visitantes estrangeiros viajando na Turquia. Foi possível determinar que a imagem gastronómica é percecionada em três dimensões: cultura culinária e alimentar, atividades gastronómicas e estabelecimentos de alimentos e bebidas. Os visitantes estão muito satisfeitos com a comida, bebida e restaurantes na Turquia e interessam-se pela gastronomia local. Os resultados mostram que os alimentos e bebidas dos quais os visitantes mais se lembram são Kebap, Raki, Döner, Aubergine e Baklava. A imagem gastronómica do destino afeta a intenção de o turista revisitar o destino. Durante a estadia na Turquia, o gasto médio dos visitantes com alimentos e bebidas é de $ 575, o que representa 18,9% do orçamento de férias. A gastronomia é um fator determinante na satisfação dos visitantes, mesmo que, por si só, não seja uma atração turística. Os visitantes tendem a participar em atividades relacionadas com a gastronomia durante as suas viagens.