Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 23, n. 2 (2023); 7 - 25
Palavras-chave:
Imagens turísticas; Paradigma das mobilidades; Experiência turística; Redes sociais; Instagram
Resumo: O presente artigo possui como objetivo analisar imagens da rede social Instagram compartilhadas entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 e que incluem o uso da hashtag #descubra associada aos estados brasileiros do Espírito Santo (Sudeste), Pernambuco e Piauí (Nordeste), buscando identificar mudanças na maneira de experienciar as viagens. O período em questão, além de marcado pelo verão e pelas férias escolares, foi a primeira alta temporada após o início da vacinação contra a COVID-19 e relaxamento das medidas de isolamento/afastamento social. Para realização do estudo foi utilizado o método da netnografia e foram definidas três hashtags compartilhadas pelos estados mencionados. O arcabouço teórico se fundamenta no paradigma das mobilidades de John Urry (1946–2016) e na economia da experiência de Pine e Gilmore (1998). Os conceitos de mobilidades comunicativas, virtuais e imaginativas são utilizados para a leitura dos símbolos e performances de corpos, objetos, imagens e ideias representadas nas imagens turísticas e na própria ação de compartilhamento de imagens indexadas, fazendo uma leitura do momento e de como a experiência turística transformou-se. Foi percebido que as imagens turísticas expressam mais sobre o comportamento dos indivíduos e suas performances do que sobre a própria paisagem do primeiro plano. Elas comunicam para além de seu enquadramento, sobre os corpos e lugares que são focalizados e os que estão fora do foco, ou desfocados. As redes sociais e seu imperativo sobre o comportamento das pessoas desvelam também sobre a mobilidade e/ou imobilidade dos lugares e todos os outros elementos que o compõem.