Publicações de Turismo
Nova busca:        


Comportamento do Consumidor em Turismo: análise das publicações do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
 
     Comportamento do Consumidor em Turismo: análise das publicações do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)
     Consumer Behavior in Tourism: analysis of the publications of the Seminar of the National Association for Research and Graduate Studies in Tourism (ANPTUR)
     Comportamiento del Consumidor en Turismo: análisis de las publicaciones del Seminario de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Turismo (ANPTUR)


Autor(es):
Barbosa, José William de Queiroz
Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes


Periódico: Revista Cenário

Fonte: Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 11 n. 1 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 349-366

Palavras-chave:
ANPTUR; Comportamento do consumidor; Turismo


Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os trabalhos publicados no Seminário da ANPTUR voltados à temática do comportamento do consumidor em turismo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa descritiva. Para coleta de dados, buscou-se, na página dos anais do evento, estudos a partir das palavras-chave “comportamento” e “consumidor”, obtendo-se 45 trabalhos válidos, de 2005 a 2022. Para análise das publicações, recorreu-se ao software Iramuteq, no qual foram realizadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), a Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e a nuvem de palavras. Os resultados permitiram extrair quatro clusters: 1) análise do consumidor; 2) abordagem teórica; 3) metodologias; e 4) consumo turístico. Esta pesquisa contribui para que a comunidade acadêmica interessada no evento possa desenvolver estudos complementares sobre o tema investigado e, dessa forma, colaborar para sua consolidação nos debates relacionados ao comportamento do consumidor em turismo.