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Destination branding e mídias sociais: Bibliometria e revisão sistemática da literatura de 2011 a 2022
 
     Destination branding e mídias sociais: Bibliometria e revisão sistemática da literatura de 2011 a 2022
     
     


Autor(es):
Ocke, Marco
Braga, Debora Cordeiro
Lessa, Patrick Wendell Barbosa


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 11 n. 3 (2023); 443 - 463

Palavras-chave:
Destino Turístico; Mídias Sociais; Marcas; Bibliometria


Resumo: A gestão da marca de destinos turísticos tem se tornado cada vez mais importante na era da internet e das mídias sociais. Este artigo tem o objetivo de mapear a produção científica internacional de trabalhos sobre marca de destino turístico associada às mídias sociais por meio de bibliometria e revisão sistemática da literatura do período compreendido entre 2011 e 2022. Neste contexto, 51 artigos coletados das bases Scopus e Web of Science tendo como filtro de busca as palavras-chave destination branding e social media foram analisados quantitativa e qualitativamente. A bibliometria permitiu identificar os periódicos e autores com maior número de publicações e citações, assim como distinguir a formação de diferentes clusters de contextualização dos temas associados a outros termos-chave. Por sua vez, a revisão sistemática da literatura identificou cinco grandes áreas de interesse: (i) papel dos stakeholders no processo decisório; (ii) mídias sociais como impulsionadoras da marca; (iii) valor da marca-destino; (iv) percepção de turistas em relação à marca; (v) comportamento do consumidor. Espera-se com este trabalho contribuir com o avanço no conhecimento apontando horizontes e recortes de estudos acerca da gestão de marca de destinos turísticos.