Publicações de Turismo
Nova busca:        


QR-CODE E TURISMO: QR-CODE AND TOURISM
 
     
     QR-CODE E TURISMO: QR-CODE AND TOURISM
     


Autor(es):
André Riani Costa Perinotto
Alysson Matheus Gomes Farias
Mateus Rocha dos Santos
Vinicius Boneli Vieira


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 12 No. 2 (2023): v. 12, n. 2, jul./dez, 2023

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: O presente artigo visa analisar a utilização da ferramenta QR-Code por turistas e como essa ferramenta é útil para eles em alguma experiência turística. Esta ferramenta já está no mercado há bastante tempo e está inserida no mercado turístico, sendo usada de diversas formas. Foi utilizada pesquisa de caráter exploratório e descritiva, sendo adotada uma análise de conteúdo dos dados coletados. Foi realizado um questionário online, na plataforma do Google Forms, que teve um total de 86 respondentes, de diversas localidades do Brasil. Com os resultados obtidos, pode-se notar que essa ferramenta é utilizada para diversas funções, podendo ser útil no turismo, seja pela compra de algum produto pela internet, seja na utilização em um museu, na qual direciona o usuário direto a um áudio-guia. Porém, essa ferramenta não é utilizada com frequência e o usuário não instala, seja nos smartphone ou nos tablets, um leitor de QR-Code antes de realizar alguma viagem, o que demonstra que essa ferramenta não é muito utilizada e que está sofrendo um processo de desuso. Palavras-chave: QR-Code, Turismo, Tecnologia.   ABSTRACT: This article aims to analyze the use of QR-Code by tourists and how this tool is useful for them in some tourist experience. Considering that this tool has been in the market for a long time, and that it is inserted in the tourist market, being used in diverse forms. Exploratory and descriptive research was used, and a content analysis of the collected data was adopted. An online questionnaire was conducted on the Google Forms platform, which had a total of 86 respondents from different locations in Brazil. With the results obtained, it can be noted that this tool is used for several functions, and can be useful in tourism, either by buying a product through the internet, or in the use in a museum, which directs the user to an audio- guide. However, this tool is not used frequently and the user does not install a QR-Code reader, either on Smartphones or in the Tablets, before traveling, which shows that this tool is not very used and is undergoing a process of disuse. Keywords: QR-Code, Tourism, Technology.