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DA ADVERSIDADE À PROSPERIDADE: GESTÃO DA CRISE DECORRENTE DA PANDEMIA DA COVID-19 NA COLÔNIA WITMARSUM (PARANÁ – BRASIL): FROM ADVERSITY TO PROSPERITY: MANAGING THE CRISIS RESULTING FROM THE COVID-19 PANDEMIC IN THE WITMARSUM COLONY (PARANÁ - BRAZIL)
 
     
     DA ADVERSIDADE À PROSPERIDADE: GESTÃO DA CRISE DECORRENTE DA PANDEMIA DA COVID-19 NA COLÔNIA WITMARSUM (PARANÁ – BRASIL): FROM ADVERSITY TO PROSPERITY: MANAGING THE CRISIS RESULTING FROM THE COVID-19 PANDEMIC IN THE WITMARSUM COLONY (PARANÁ - BRAZIL)
     


Autor(es):
Mirna de Lima Medeiros
Daniele Cristina Marcovicz de Oliveira
Augusta Pelinski Raiher


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 12 No. 2 (2023): v. 12, n. 2, jul./dez, 2023

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: A crise proveniente da pandemia da Covid-19 atingiu muitos países do mundo, afetando vários setores da economia, incluindo o turismo. Esse impacto deu-se de diferentes formas de acordo com os lugares e proveniência de seus visitantes. Locais próximos de centros emissores, com espaços amplos e abertos, podem ter se beneficiado de barreiras (físicas, legais ou psicológicas) para viagens mais distantes. Nesse sentido, investigar localidades com essas características pode apontar resultados bem distintos ao de destinos mais populares e populosos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar como os gestores dos estabelecimentos de alimentos e bebidas da Colônia Witmarsum/PR enfrentaram a crise decorrente da pandemia vigente. Witmarsum é um destino próximo à capital paranaense de apelo rural gastronômico. Sendo o maior número de atrativos listados “para visitar” pela página do Turismo de Witmarsum do setor de A&B (alimentos e bebidas). Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais. Todos os empreendimentos listados (18) foram convidados a participar, e houve retorno positivo de 10 empreendedores desse setor (55,6%). Em seguida foram analisados descritivamente por meio de análise de conteúdo. Essa foi auxiliada pelo software Iramuteq em duas respostas consideradas chave na pesquisa: em relação aos aprendizados obtidos no decorrer da pandemia e momentos marcantes do período. Os resultados apontam que os gestores atravessaram momentos de medo e incerteza, além de dificuldades financeiras. No entanto, houve aumento no número de turistas, sendo visto como oportunidade de crescimento para estes estabelecimentos, alavancando as vendas, possibilitando investimentos e dando visibilidade ao local. Palavras-chave: Gestão de Crises; Covid-19; Resiliência; Colônia Witmarsum; Turismo Gastronômico.   ABSTRACT: The crisis caused by the Covid-19 pandemic reached many countries around the world, affecting various sectors of the economy, including tourism. This impact has been felt in different ways depending on the location and origin of visitors. Places close to emitting hubs, with wide-open spaces, may have benefited from barriers (physical, legal or psychological) to travel further afield. In this sense, investigating locations with these characteristics can show very different results to more popular and populated destinations. Thus, the aim of this study was to analyze how the managers of food and beverage establishments in Witmarsum Colony (Brazil) coped with the crisis resulting from the current pandemic. Witmarsum is a destination near the capital of Paraná with a rural gastronomic appeal. The largest number of attractions listed 'to visit' on the Witmarsum Tourism website are in the F&B (food and beverage) sector. Data collection occurred through face-to-face interviews. All the businesses listed (18) were invited to participate, and 10 entrepreneurs in this sector (55.6%) responded positively. We analyzed the interviews descriptively using content analysis aided by the Iramuteq software for two answers considered key in the research: in relation to the lessons learned during the pandemic and the defining moments of the period. The results show that the managers went through moments of fear and uncertainty, as well as financial difficulties. However, there has been an increase in the number of tourists, which is seen as an opportunity for growth for these establishments, boosting sales, enabling investment and giving visibility to the place. Keywords: Crisis Management; Covid-19; Resilience; Witmarsum Colony; Gastronomic Tourism.