Resumo: Este estudo visa desenvolver um modelo estratégico para o fortalecimento da associatividade em empreendimentos turísticos comunitários na província de Manabí (Equador), alcançado através da análise de incidentes de desenvolvimento do turismo comunitário, avaliação de abordagens de associatividade para o desenvolvimento organizacional e estruturação de ações para o modelo estratégico. Definir modelos estratégicos como a estruturação de ideias e processos para fortalecer um setor de inúmeras oportunidades, que precisa de mais consolidação e comercialização. Metodologicamente baseou-se em uma investigação exploratória e descritiva, coletando dados no âmbito socioeconômico das comunidades, por meio da aplicação de métodos analíticos-sintéticos, e na elaboração de técnicas como a observação na aplicação de arquivos e tabelas de trabalho. Identificar a necessidade de melhoria contínua dos serviços de turismo e infra-estrutura nas comunidades, bem como gerenciar a participação de atores da comunidade no planejamento de empreendimentos ou oportunidades de negócios, gerando maiores beneficiários para o turismo comunitário, que pode ser explorado por várias comunidades na província de Manabí, sendo pagas no grande valor cultural que vai ser instituído nas localidades que decidem estar ligadas ao turismo como um eixo dinâmico.