Publicações de Turismo
Nova busca:        


Propostas políticas para o turismo dos candidatos Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet para o quadriênio 2023-2027 :
 
      Propostas políticas para o turismo dos candidatos Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet para o quadriênio 2023-2027 :
      Tourism in debate: political proposes of the candidates Lula da Silva, Bolsonaro, Ciro Gomes and Simone Tebet for the next Brazilian federal administration 2023-2027 :
      Turismo en debate: propuestas políticas de los candidatos Lula da Silva, Bolsonaro, Ciro Gomes y Simone Tebet para la próxima administración federal brasileña 2023-2027 :


Autor(es):
Sousa, Diogo


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 293-307

Palavras-chave:
política de turismo; agenda setting; eleições brasileiras de 2022.


Resumo: Com a chegada das eleições gerais em 2022, os candidatos que se apresentarão à presidência da República, ou seja, à chefia do poder executivo federal, disponibilizaram seus planos de governo ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral - e este os publicizaram em seu sítio oficial. Essas propostas, dentro do ciclo de políticas públicas, são conhecidas como agenda setting e se encontram na fase de formulação dele. Essas proposições têm um contingente político-ideológico, caracterizado pelas expressões políticas do candidato, do seu grupo político e do seu partido. Dentre os eixos a serem abordados, encontra-se o do turismo. Este artigo propõe analisar, por meio de parâmetros, as formulações das propostas de turismo de quatro candidatos: Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet, que juntos, têm quase a totalidade dos votos válidos, segundo os institutos de pesquisas. Foi constatado que, exceto o documento do candidato Ciro Gomes, todos tratam diretamente sobre o turismo, porém, de forma distinta. Com viés economicista, há uma aceitação do turismo como dinamizador econômico, porém, na questão dele descentralizador da governança e democratizador nas tomadas de decisão, há uma abordagem dispare entre eles, inclusive contraditórias, se comparadas. Espera-se que, desta forma, uma contribuição seja ensejada, com vistas ao diálogo existente dentro e fora do ambiente acadêmico, para que se faça uma leitura crítica das propostas, pois com a vitória desses candidatos, as suas respectivas proposições serão e darão base à institucionalização política e programática do novo plano nacional de turismo, a ser formulado no ano de 2023.