Publicações de Turismo
Nova busca:        


Ignorância Pluralística e Turismo Doméstico Após uma Eleição Presidencial Acirrada: Evidências do Campo
 
     Ignorância Pluralística e Turismo Doméstico Após uma Eleição Presidencial Acirrada: Evidências do Campo
     Pluralistic Ignorance and Domestic Tourism After a Close Presidential Election: Evidence from the Field
     


Autor(es):
de Oliveira Nunes, Marcelo
da Rocha Dib, Luís Antônio


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023

Palavras-chave:
Ignorância pluralística; Animosidade do turista; Polarização política; Turismo doméstico


Resumo: Este artigo investiga a ocorrência de ignorância pluralística em relação a viagens para destinos turísticos domésticos, onde há divergência política entre turistas e residentes. O Brasil foi escolhido para o contexto de nossa pesquisa devido às características da polarização observada nos últimos anos, após o surgimento de um movimento de extrema-direita e conservador. Em nossos resultados preliminares, encontramos a ocorrência de ignorância pluralística entre os eleitores de esquerda, mas não entre os de direita. Mais especificamente, descobrimos que pessoas de esquerda acham que os demais membros do seu grupo se sentiriam sistematicamente menos confortáveis do que elas próprias visitando destinos turísticos domésticos onde existe uma divergência política. Embora os mesmos resultados não tenham sido encontrados entre os eleitores de direita, discutimos os caminhos para novas investigações a partir destes resultados preliminares.