Publicações de Turismo
Nova busca:        


Perception and Attitudes of Residents Towards Impacts of Tourism: a research on environmentally sensitive region
 
     
      Perception and Attitudes of Residents Towards Impacts of Tourism: a research on environmentally sensitive region
     


Autor(es):
Sahin, Gizem
Akova, Orhan


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; v. 9 n. 1, 2 e 3 (2019): Current Issues on Tourism and Thematic Issue: “An Overview of Tourism in Turkey”

Palavras-chave:


Resumo: PERCEPÇÃO E ATITUDES DE RESIDENTES EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO TURISMO: UMA PESQUISA SOBRE UMA REGIÃO AMBIENTALmente SENSÍVEL Resumo: O turismo gera impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais sobre os destinos. A percepção positiva ou negativa desses efeitos pela população local tem grande importância para a continuação das atividades turísticas em uma região. O objetivo deste estudo é determinar a percepção e a atitude das pessoas locais em relação ao turismo e ao apoio ao turismo que têm grande interesse no turismo baseado na natureza e que demonstram uma grande reação aos projetos que acreditam prejudicar a natureza, como usinas hidrelétricas projetos Cerattepe e Green Road Project. Um total de 449 dados de moradores residentes nos distritos de Arhavi, Borçka, Artvin (Centro) e Hopa foram analisados na pesquisa. No curso das hipóteses de teste, variáveis como faixa etária, estado civil, escolaridade, status de trabalho, tempo de sobrevivência em Artvin e município de Artvin foram avaliadas pelo teste H de Kruskal-Wallis; o fator sexo foi avaliado pelo teste de Mann Whitney e a análise de correlação foi feita para determinar o apoio ao turismo. Como resultado dessas análises, foram encontradas diferenças significativas entre os fatores demográficos e a percepção dos efeitos do turismo e do apoio ao turismo. Além disso, foi determinado que as pessoas que vivem em Artvin consideram favoráveis os efeitos econômicos, sociais, culturais e ambientais do turismo e apóiam o turismo. Palavras chave: Residente. Percepção. Atitudes. Impacto turístico.