Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. III, No. 2 (2008)
Palavras-chave:
Resumo: O presente artigo busca compreender a importância do desenvolvimento das competências multifuncionais para a hotelaria. Tais competências, como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, irão compor o profissional para as necessidades dos hotéis de forma a desenvolver uma polivalência de funções.
Existem alguns fatores que irão influenciar no desenvolvimento das competências de cada colaborador, como o porte, a ocupação e a sazonalidade do hotel, e que, por sua vez, serão influenciados também pela cultura predominante na organização. Com base no estudo, foram identificados quatro perfis de profissionais relacionados com a ocupação e o padrão do hotel: multipolivalentes, multiplicadores, multiespecialistas e multifuncionais, que são melhores explicados no presente artigo.
Assim, busca-se compreender como a gestão por competências pode ser útil para orientar no desenvolvimento das competências multifuncionais, bem como no fortalecimento da cultura interna de um hotel, relacionando-se ocupação e padrão.