Publicações de Turismo
Nova busca:        


No meio do caminho tinha um Pau-ferro, tinha um Pau-ferro no meio da Trilha Interpretativa do Horto da UESC
 
     No meio do caminho tinha um Pau-ferro, tinha um Pau-ferro no meio da Trilha Interpretativa do Horto da UESC
     In the middle of the trail, there was an ironwood tree, there was an ironwood tree in the middle of the Interpretive Trail of UESC’s Forest Botanical Garden
     


Autor(es):
Costa , Clara Souza
Moreau, Maurício Santana
Cotes, Marcial


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 16 n. 4 (2023): agosto-outubro/2023

Palavras-chave:
Trilha Interpretativa; Cegueira Botânica; Educação Ambiental.; Universidade; Resiliência


Resumo: Entre os vários problemas ambientais da contemporaneidade, a falta do reconhecimento da importância da botânica no nosso cotidiano, a ausência de sensibilização e a interação com a natureza são assuntos que a sociedade deve discutir. O presente trabalho, a fim de buscar e implantar possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), traz a proposta de formatação de uma trilha interpretativa conduzida e/ou autoconduzida de uma forma didático-pedagógica no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A metodologia propõe uma dupla análise ao utilizar os métodos de Indicadores de Atratividades de Pontos Interpretativos (IAPI) e o Valor Turístico (Vtur). Foram realizadas visitas ao Horto Florestal da UESC e, com o auxílio do GPS Garmin etrex 10x e do aplicativo de celular TCpGPS, propomos um novo trajeto da trilha de 1.047 metros, com design circular e 10 pontos interpretativos. Diante disso, é possível afirmar que as metodologias utilizadas na proposta atingiram seu escopo ao possibilitar o conhecimento da flora local, das relações ecológicas, da acessibilidade, bem como do desenvolvimento de atitudes e valores diante do meio ambiente, de forma prática e sistematizada.