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Barreiras à Prática de Lazer de Professores de Educação Física Atuantes no Ensino Superior
 
     Barreiras à Prática de Lazer de Professores de Educação Física Atuantes no Ensino Superior
     Barriers to the Practice of Leisure by Physical Education Teachers Working in Higher Education
     


Autor(es):
Silva, Lourenço Nunes Batista
Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 2 (2023): junho; 114-133

Palavras-chave:
Atividades de lazer; Trabalho; Professores; Educação Física


Resumo: O estudo objetivou analisar quais as barreiras às práticas de lazer de professores de Educação Física que atuam no ensino superior no IFCE - Campus Juazeiro do Norte e o nível de satisfação quanto a fruição do lazer. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores de Educação Física, no tratamento das informações, adotou-se a análise de conteúdo por Bardin (2016). As barreiras mencionadas trazem à tona questões inerentes a saúde, tempo, ausência de espaços públicos (para prática de lazer) e cansaço decorrente do trabalho, em relação ao nível de satisfação observamos um equilíbrio rigoroso entre o número de professores que julgam o nível de lazer satisfatório/insatisfatório não sendo possível mensurar bem esses resultados, no entanto, há novamente apontamentos que remetem aos aspectos econômico, tempo e trabalho como fatores interventores para os sujeitos que julgam como insatisfatório seu tempo de lazer.