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Pandemia da Covid-19: Prática de Lazer entre Professores Brasileiros
 
     Pandemia da Covid-19: Prática de Lazer entre Professores Brasileiros
     Covid-19 Pandemic: Leisure Practice Among Teachers Brazilian
     


Autor(es):
Silva, Nayra Suze Souza e
Leão, Luana Lemos
Pereira, Ester Liberato
Sousa Neto, Georgino Jorge de
Alves, Rogério Othon Teixeira
Silva, Luciano Pereira da
Silva, Rosângela Ramos Veloso
Haikal, Desirée Sant’Ana


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 2 (2023): junho; 134-152

Palavras-chave:
Atividades de lazer; Distanciamento social; Educação


Resumo: Neste estudo, examinamos as atividades de lazer entre os professores durante a COVID-19, avaliando questões relacionadas ao perfil sociodemográfico e às condições de trabalho. Trata-se de um websurvey transversal, realizado com professores da educação básica pública de Minas Gerais. Foi utilizado um formulário digital para a coleta de dados em 2020. A prática de lazer na pandemia foi a variável dependente. Na análise múltipla, foi utilizada a regressão de Poisson. Participaram do estudo 15.641 professores, dos quais 43% não estavam tendo práticas de lazer na pandemia. Houve maior prevalência de ausência da prática de lazer entre as mulheres, entre os idosos, professores pardos e pretos, contratados/designados e insatisfeitos com o trabalho docente na pandemia. Assim, esta pesquisa buscou discutir temas socioculturais, destacando que o acesso às práticas de lazer carece de uma visão social, humana e voltada para a desigualdade.