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Gamificação: Uso de Mecânicas de Jogos em Contextos Alheios ao Lazer
 
     Gamificação: Uso de Mecânicas de Jogos em Contextos Alheios ao Lazer
     Gamification: Use of Game Mechanics in Non-Leisure Contexts
     


Autor(es):
Martins, Lara Caxico
Sanches, Jussara Romero


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 2 (2023): junho; 245-273

Palavras-chave:
Aprendizado; Instrumento; Técnica


Resumo: Não é recente o uso de jogos pela humanidade. Por seus elementos fundantes é que o jogo ganhou, ao longo dos anos, universos não inicialmente esperados e se tornou objeto de estudo nas mais diversas ciências. Com o avanço do uso de jogos ou de elementos de jogos nos mais diversos contextos foi concebida a teoria da gamificação. Gamificar é o ato de se apropriar de elementos e técnicas de jogos e aplicá-los em contextos alheios ao lazer. Aplicar elementos de jogos, em razão da sua potencialidade, em espaços em que não se exige e, por vezes, sequer cabe ludicidade é o ato de gamificar. Com base nessa premissa a pesquisa tem como objetivo indicar os elementos necessários para que se considere uma determina ferramenta como gamificada sob a ótica de Mc Gonigal, referencial teórico. Utilizará o método hipotético dedutivo e a pesquisa bibliográfica.