Publicações de Turismo
Nova busca:        


Currículo Cultural e Lazer: Um Diálogo com Teorias Curriculares
 
     Currículo Cultural e Lazer: Um Diálogo com Teorias Curriculares
     Cultural Curriculum and Leisure: A Dialogue with Curriculum Theories
     


Autor(es):
Silva, Gustavo Schünemann Christófaro
Isayama, Hélder Ferreira


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 3 (2023): setembro; 281-303

Palavras-chave:
Atividades de lazer; Currículo; Cultura


Resumo: O objetivo do presente artigo é refletir sobre as possibilidades de análise das práticas e vivências de lazer tendo como referência as teorias curriculares, bem como a destacar a possibilidade de que os espaços e práticas não formais de educação podem ser analisadas a partir da perspectiva de um currículo cultural. Portanto, esse artigo de revisão, analisa, principalmente, como as teorias pós-críticas do currículo nos possibilitam analisar as práticas e vivências de lazer a partir da perspectiva de um currículo cultural de lazer. Esse currículo pode ser entendido tanto como um texto cultural, como uma prática de significação, bem como um discurso produtivo ou como um texto produtor de sujeitos.