Publicações de Turismo
Nova busca:        


As Práticas Corporais de Aventura no Currículo dos Cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil
 
     As Práticas Corporais de Aventura no Currículo dos Cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil
     Adventure Sports in the Curriculum of Degree Courses in Physical Education in Public Higher Education Institutions in Brazil
     


Autor(es):
Agapto, Raimundo Erick de Sousa
Moura, Diego Luz


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 26 n. 3 (2023): setembro; 204-220

Palavras-chave:
Práticas corporais de aventura; Educação física; Currículo


Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a disciplina de Práticas Corporais de Aventura (PCAs) nos cursos de licenciatura em Educação Física (EF) das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas do Brasil. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Os dados coletados foram analisados através de estatística descritiva simples. O procedimento de coletas se deu através da consulta ao site http://emec.mec.gov.br, regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 21/12/2017. Esse site é uma base de dados oficial dos cursos e IES. Os documentos que não estavam disponíveis nos sites da IES foram consultados através de e-mail e telefone das coordenações de cursos ou dos professores da disciplina. A pesquisa constatou que a disciplina está se consolidando no currículo das Licenciaturas em EF, visto que está presente em todas as regiões do país. Os cursos que ofertam as disciplinas de PCAs, na maioria dos casos, ofertam como obrigatórias e com carga horária acima de 40h/a.