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Gestão em hotelaria e sustentabilidade ambiental: análise da experiência do Programa Bem Receber na região das hortênsias (serra gaúcha)
 
     Gestão em hotelaria e sustentabilidade ambiental: análise da experiência do Programa Bem Receber na região das hortênsias (serra gaúcha)
     
     


Autor(es):
Laidens, Mônica Catucci
Zanette, Fernanda Corrêa
Tomazzoni, Edegar Luis


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. IV, No. 3 (2009)

Palavras-chave:


Resumo: Procedimentos ambientalmente responsáveis na gestão em turismo e hotelaria contribuem para o desenvolvimento socioeconômico. O objetivo deste artigo é analisar qualitativamente o resultado do Programa Bem Receber para os meios de hospedagem do primeiro grupo de participantes na região das hortênsias (serra gaúcha). O Programa Bem Receber visa a proporcionar conhecimentos de gestão e sustentabilidade ambiental a gestores de meios de hospedagem com até 50 UHs (unidades habitacionais), distribuídos em pelo menos trinta destinos turísticos do Brasil. As atividades abrangem capacitações, oficinas e consultorias técnicas para a implantação de práticas de conservação do meio ambiente. O procedimento metodológico deste artigo compreende a comparação entre a situação das empresas antes e após a implementação das práticas do Programa, por meio de entrevistas com os participantes. Para isso, aplicou-se um instrumento com perguntas abertas. A análise das entrevistas com os empreendedores mostra a tendência a aumento de retornos financeiros, fortalecimento de imagem e fidelização de clientes dos estabelecimentos participantes do Programa Bem Receber. A expectativa, porém, é de que, uma vez que haja continuidade na implementação das práticas, os retornos sejam a médio e a longo prazos.