Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. V, No. 4 (2010)
Palavras-chave:
Resumo: Este artigo apresenta um estudo realizado sobre a certificação de pessoas como uma estratégia para a competitividade na hotelaria brasileira. A globalização trouxe um avanço para o turismo que, sendo uma atividade produtiva diversificada, com alta oferta de empregos, renda e convivência, se tornou um fator importante na economia mundial. Para competir com o cenário internacional, tem-se como principal desafio o aumento da qualidade dos serviços oferecidos pelo Brasil. O Instituto de Hospitalidade, prevendo o avanço do turismo e com intenção de contribuir com a qualidade, implantou o Programa de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo. Nesse contexto, o turismo destaca-se como uma atividade em ascensão, acolhendo a nova tendência e transformando suas atividades em promissora fonte de renda e de trabalho. A demanda por profissionais habilitados para atuar nesse setor pressionou a oferta por cursos de hotelaria no Brasil, a fim de fazer com que o País se adequasse e, consequentemente, se beneficiasse com ele.