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Turismo e geodiversidade: diálogos para a promoção turística sustentável
 
     Turismo e geodiversidade: diálogos para a promoção turística sustentável
     
     


Autor(es):
Moreira, Jasmine Cardozo
Mansur, Kátia Leite
Silva, Matheus Lisboa Nobre da


Periódico: Turismo, Sociedade & Território

Fonte: Turismo, Sociedade & Território; v. 5 n. 1 (2023): Turismo e geodiversidade: diálogos para a promoção turística sustentável

Palavras-chave:
Turismo; Geodiversidade


Resumo: O turismo que ocorre em áreas naturais deve ser planejado e manejado adequadamente, para que seus impactos negativos sejam minimizados. A visitação nessas áreas pode propiciar benefícios econômicos, em uma grande diversidade de experiências. E essas experiências podem ser utilizadas para enriquecer a compreensão a respeito desses ambientes. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) (2003, p. 24), “O desenvolvimento do turismo sustentável atende às necessidades dos turistas de hoje e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro”. Portanto nessa edição especial, entendemos que é necessário que o turismo realizado em áreas naturais seja sustentável, e a sustentabilidade também é fator imprescindivel nessa relação com a geodiversidade. A geodiversidade é “a variedade natural (diversidade) de elementos geológicos (rochas, minerais e fósseis), geomorfológicos (formas de relevo, topografia e processos físicos), do solo e hidrológicos. Isso inclui assembleias, estruturas, sistemas e contribuições para as paisagens” (GRAY, 2013). Portanto, é um termo que engloba muitos elementos que estão presentes no cotidiano das sociedades, mas também dos atrativos e produtos turísticos. Levando em conta que a prática turística, sobretudo aquela desenvolvida nos espaços naturais, é em geral desenvolvida pela atratividade cênica, esportiva, de lazer ou científica que a geodiversidade possui, a Revista Turismo, Sociedade & Território estabeleceu este dossiê temático intitulado “Turismo e geodiversidade: diálogos para a promoção turística sustentável.”