Publicações de Turismo
Nova busca:        


Elaborando um modelo de marca de lugar gênero-neutro: o caso de 'Doll Village' na Índia
 
     Elaborando um modelo de marca de lugar gênero-neutro: o caso de 'Doll Village' na Índia
     Framing a gender-neutral place brand model: the case of ‘Doll Village’ in India
     Creación de un modelo de marca de lugar neutro desde el punto de vista del género: el caso de 'Doll Village' en la India


Autor(es):
Baksi, Arup Kumar
Sanyal, Subhashree


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 13, Regular Issue (2023)

Palavras-chave:
Gênero; Patrimônio; Marcação de lugar; Co-criação; Ubíquio


Resumo: A perspectiva de gênero tem sido amplamente discutida na literatura acadêmica em conexão com a marcação de lugares. Enquanto se atribui personalidade a 'lugares como entidades marcadas', as normas de gênero socialmente construídas são frequentemente utilizadas. Estudos empíricos têm mostrado o poder de gênero atribuído aos lugares em estimular a tomada de decisões e atrair visitantes. No entanto, a sociedade, em constante mudança, está se afastando das normas ubíquas que regem o gênero e a sexualidade, desafiando as identidades de gênero convencionais e a orientação sexual. Essa mudança percebida de valores tem refletido nos aspectos de marketing, já que as marcas foram despojadas de sua identidade de gênero. As marcas modernas não apenas incorporam as noções aspiracionais dos consumidores, mas também são reflexo dos movimentos sociais. Este estudo concentra-se no desenvolvimento de um modelo de marca de lugar gênero-neutro com patrimônio cultural intangível (PCI) como o ativo central do lugar. Estudos anteriores mostraram que artesanatos tradicionais e habilidades manuais como PCI poderiam ser usados para promover um lugar. No entanto, o PCI não foi considerado como um elemento de marca de lugar que poderia neutralizar a percepção de gênero para um local. O estudo foi conduzido em Natungram, uma vila no distrito de West Bengal, Índia, conhecida por sua herança na confecção de bonecas de madeira. O estudo usou uma abordagem de pesquisa de método misto (RMM) e usou uma estrutura de análise cruzada para avaliar os dados. Foram identificadas cinco dimensões de marca gênero-neutro, nomeadamente relacional, participativa, sensorial, comportamental e cognitiva, com um instrumento de 16 itens de escala validado por meio de análise fatorial confirmatória. O índice de segregação espacial e fenomenal também confirmou uma percepção predominante de gênero-neutro entre os visitantes. Grande parte disso pode ser atribuída à participação dos stakeholders do PCI de Natungram, independentemente de sua identidade de gênero. Esse efeito de embaçamento de gênero também se refletiu no envolvimento dos visitantes em atividades de co-criação, o que se alinha com a teoria da experiência imersiva. O estudo implica que, no futuro, este estudo pode ser expandido para incorporar outros ativos do local que poderiam ser moldados em elementos de marca não-binários e deve ser conduzido em outros lugares com ativos únicos para verificar a transferibilidade do presente estudo.