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Aprendizado de máquina e análise de sentimentos para avaliar a evolução da pandemia de COVID-19 e os impactos no turismo
 
     Aprendizado de máquina e análise de sentimentos para avaliar a evolução da pandemia de COVID-19 e os impactos no turismo
     Machine learning and sentiment analysis to assess the evolution of the COVID-19 pandemic and the impacts on tourism
     Apprentissage automatique et analyse de sentiments pour évaluer l'évolution de la pande´mie de la COVID-19 et ses impacts sur le tourisme


Autor(es):
Oliveira, Paulo Sergio Gonçalves de
Wada, Elizabeth Kyoko
Lopes, Anderson Soares
Silva, Luciano Ferreira da


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 13, Regular Issue (2023)

Palavras-chave:
Inteligência Artificial; Hospitalidade no Turismo; Hostilidade no Turismo; Análise de Sentimentos


Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como as demandas emocionais, mentais e sentimentais relacionadas à hospitalidade e hostilidade se desenvolveram durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Procedimentos metodológicos foram aplicados por meio de pesquisa sequencial de métodos mistos. Primeiramente, cerca de 1.000 notícias foram coletadas em dois sites brasileiros para serem classificadas manualmente nos sentimentos de hospitalidade e hostilidade. Foi utilizada uma análise de sentimento supervisionada de aprendizado de máquina. Em segundo lugar, os dados foram usados para o treinamento em oito algoritmos de aprendizado de máquina, por meio de análise supervisionada, sendo escolhida a regressão logística para a classificação dos dados, por se adequar melhor aos dados, alcançando 72% de precisão. Os dados coletados ao longo de dois anos da pandemia, aproximadamente 221.000 notícias, foram então classificados usando o algoritmo escolhido, o que permitiu a geração de gráficos e análises por meio de estatísticas inferenciais, mostrando a evolução dos sentimentos de hospitalidade e hostilidade. Os resultados indicam que em situações como a pandemia de COVID-19, as pessoas tendem a se comportar de maneira hostil, o que leva à falta de hospitalidade. As implicações deste estudo estão relacionadas à capacidade de materializar, por meio dos conceitos de hospitalidade e hostilidade, a percepção de visitantes, hóspedes e outras pessoas envolvidas no setor de turismo. Portanto, a análise de sentimentos provenientes de mídias sociais e notícias afetou a indústria do turismo e da hospitalidade.