Publicações de Turismo
Nova busca:        


Gênero e consumo turístico no Brasil: análise dos orçamentos familiares na perspectiva da interseccionalidade
 
     Gênero e consumo turístico no Brasil: análise dos orçamentos familiares na perspectiva da interseccionalidade
     Gender and tourism consumption in Brazil: analysis of family budgets in the perspective of intersectionality
     Género y consumo turístico en Brasil: análisis de los presupuestos familiares en la perspectiva de la interseccionalidad


Autor(es):
Gabrielli, Cassiana Panissa
Medaglia, Juliana
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 13, Regular Issue (2023)

Palavras-chave:
Gênero; Consumo turístico; Desigualdades; Interseccionalidades; Demanda turística


Resumo: Este artigo objetiva analisar a relação entre gênero e o consumo de viagens de turismo no Brasil na perspectiva da interseccionalidade com características sociodemográficas como raça, renda e situação do domicílio (urbano/rural). Este trabalho se insere em um ambiente de crescente debate acerca das pautas sociais no contexto turístico, articulado a carência de dados estatísticos e informações que permitam análises estratificadas por marcadores sociais. A pesquisa analisa dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2017-2018) do IBGE, lançando mão de técnicas de estatística descritiva, além de testes paramétricos e modelagem multivariada. A modelagem do consumo turístico permitiu examinar os efeitos condicionais de cada variável sociodemográfica, buscando descrever as relações entre as variáveis explicativas e o consumo turístico. Os resultados descritivos apontam que as famílias chefiadas por mulheres tendem a ter um consumo turístico inferior do que aquelas chefiadas por homens. Contudo, a análise dos efeitos condicionais sugere que tal diferença se dá por meio da desigualdade de renda, e não diretamente à diferença de gênero. Desta forma, a análise interseccional permitiu esclarecer a estrutura por trás da desigualdade de gênero observável no consumo turístico, apontando a renda como mecanismo de transmissão e perpetuação do menor acesso de mulheres às viagens.