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Geopolítica do turismo: conceitos teóricos e contextos práticos
 
     Geopolítica do turismo: conceitos teóricos e contextos práticos
     Tourism geopolitics: theoretical concepts and practical contexts
     Geopoítica del turismo: conceptos teóricos y contextos prácticos


Autor(es):
Afanasiev, Oleg E.


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 13, Edição Especial (2023): Edição Especial de Trabalhos Selecionados sobre 'Sociologia do Turismo em Portugal' e 'Geopolítica do Turismo na Europa Oriental'

Palavras-chave:
Turismo e geopolítica; Geopolítica do turismo; Conceitos geopolíticos do turismo; Estratégia turismo-geopolítica do estado; turismo como “pontos de bifurcação” políticos


Resumo: O artigo discute o papel da indústria do turismo e hospitalidade nos processos geopolíticos do mundo moderno. Com base em muitos exemplos, podemos argumentar que hoje a indústria do turismo e hospitalidade é uma das ferramentas mais poderosas para a influência geopolítica, um fator na estratégia internacional no “tabuleiro de xadrez mundial”. Podemos falar da formação da “geopolítica do turismo” - uma nova direção científica interdisciplinar, focada no estudo do lugar, papel, funções e impacto do turismo como uma forma de influência pelos estados (econômica, política, cultural, etc.) no ambiente político externo. Além disso, a geopolítica do turismo pode ser considerada como uma das maneiras de organizar de forma ideal o espaço do próprio país (interétnico, cultural, demográfico, econômico, político, etc.) no ambiente doméstico. O artigo tenta compreender a esfera do turismo como um ator geopolítico das relações internacionais modernas (objeto de estudo) e considerar suas formas integrativas e ferramentas geopolíticas (sujeito de estudo). Nós sistematizamos a discussão, a organizamos e a sintetizamos em 7 conceitos e justificamos as principais formas e instrumentos de influência da indústria do turismo como um ator geopolítico: 1) o turismo como uma forma de poder suave [soft power], 2) mundo aberto (sistema mundial de turismo global), 3) turismo como uma forma de colonialismo neoliberal (neocolonialismo), 4) mundos e regiões de turismo como o “sistema mundial”, 5) overturismo como base do conceito geopolítico de “antipluralismo cultural”, 6) turismo nacional (interno) como conceito geopolítico do “mundo fechado”, 7) turismo como vitrine da estrutura socioeconômica e política. A partir da análise realizada, pode-se concluir que o turismo tornou-se uma importante força geopolítica que possui seus próprios instrumentos de influência de um país sobre outro para alcançar seus objetivos na arena da política externa. Pode-se afirmar que se formou um campo científico independente - a geopolítica turística - com seus próprios conceitos e metodologia. É importante começar a estudar essa área para entender os mecanismos e ferramentas de desenvolvimento.