Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cluster turístico: conceitos, características e modelos de análise
 
     Cluster turístico: conceitos, características e modelos de análise
     Tourism cluster: concepts, characteristics and models of analysis
     Clúster turístico: conceptos, características y modelos de análisis


Autor(es):
Sohn, Ana Paula
Beni, Mario Carlos


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 17 (2023); 2798

Palavras-chave:
Cluster turístico; Cooperação; Desenvolvimento regional


Resumo: Este estudo tem como objetivo estabelecer uma base conceitual ao mesmo tempo em que fornece exemplos práticos de clusterização dentro do domínio do turismo. A pesquisa aprofunda-se em perspectivas analíticas, focando em redes regionais que, por meio de uma governança estratégica, promovem iniciativas colaborativas e o desenvolvimento local. Clusters são concentrações geográficas de empresas e instituições locais que operam em um mesmo setor e que cooperam e competem entre si obtendo vantagens competitivas por meio da eficiência coletiva. Por estar vinculado a sua base local e a ac¸a~o conjunta, o conceito de cluster alinha-se com o setor de turismo. A constituição de clusters no turismo é uma tendência que promove o desenvolvimento regional.