Publicações de Turismo
Nova busca:        


A gastronomia da feirinha da JK em Foz do Iguaçu-PR: análise netnográfica em plataformas digitais
 
     A gastronomia da feirinha da JK em Foz do Iguaçu-PR: análise netnográfica em plataformas digitais
     The gastronomy of feirinha da JK in Foz do Iguaçu-PR: netnographic analysis on digital platforms
     La gastronomía de la feirinha da JK en Foz do Iguaçu-PR: análisis netnográfico en plataformas digitales


Autor(es):
Stefanutti, Paola
Simões, Gislaine Silveira
Schu, Hanna Caroline de Oliveira
Mafra, Karen de Oliveira


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 2 (2023): jul - dez; 198 - 216

Palavras-chave:
Avaliações On Line; eWOM; Feiras Livres; Comensalidade


Resumo: O boca a boca presencial ou eletrônico cuja sigla é eWOM (eletronic word of mouth) pode ser capaz de influenciar a decisão de compras de consumidores. Uma das possibilidades do eWOM são as avaliações e comentários online de produtos e serviços em plataformas digitais. Este artigo objetiva analisar os principais atributos gastronômicos da Feirinha da JK, a partir da perspectiva dos seus frequentadores. Para tal, foi realizado um levantamento netnográfico analisando os comentários de três plataformas digitais, sendo elas: Facebook, Google e TripAdvisor. O presente estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa de cunho netnográfico. Os comentários sobre aspectos gastronômicos versaram sobre três pontos principais: diversidade de comidas e nacionalidades, produtos caseiros e coloniais e o pastel. Além destes, foram levantadas escritas sobre a socialização na feira, sendo esta uma característica que está indiretamente relacionada com a gastronomia por meio da comensalidade.