Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 2 (2023): jul - dez; 175 - 197
Palavras-chave:
Animais de Estimação; Turismo; Hotelaria; Litoral do Paraná
Resumo: Os serviços pet friendly estão se tornando mais comuns nos estabelecimentos comerciais e no turismo, o que facilita as pessoas realizarem lazer e viagens acompanhadas de seu animal de estimação. Com o crescimento do mercado pet no mundo e a aproximação afetuosa entre o homem e o animal, as pessoas passaram a viajar mais com seus pets, sendo assim, buscam por lugares que ofereçam serviços e infraestrutura para recebê-los. A hotelaria também aderiu aos serviços pet friendly, de modo que, são vistos por muitos empreendedores como uma oportunidade de se destacar no mercado, oferecendo produtos e serviços diferenciados. Diante disso, esse estudo teve como objetivo analisar os serviços pet friendly em duas redes hoteleiras em Paranaguá (PR) Ibis e Camboa, verificando a estrutura física e humana desses empreendimentos. Nesse sentido, o presente trabalho é um estudo de caso, a partir das observações in loco e de entrevistas semiestruturadas junto aos supervisores dos hotéis mencionados. Ademais, notou-se que apesar da existência de alguns serviços pet friendly, esses são poucos e precisam ser ampliados com base em um plano de serviços para um efetivo atendimento adequado e direcionado para as necessidades, desejos e anseios do público desse segmento.