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O desempenho do setor hoteleiro na competitividade do destino de Inhambane, Moçambique
 
     O desempenho do setor hoteleiro na competitividade do destino de Inhambane, Moçambique
     The performance of the hotel sector in the competitiveness of the destination of Inhambane, Mozambique
     El desempeño del sector hotelero en la competitividad del destino de Inhambane, Mozambique


Autor(es):
Munguambe, Maria Albertina Pinto Rodrigues
Cossa, Sonia Deolinda Lourenco
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Barbosa, José William de Queiroz


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 2 (2023): jul - dez; 127 - 152

Palavras-chave:
Desempenho turístico; Competitividade de destino; Setor hoteleiro; Inhambane-Moçambique.


Resumo: Estudos evidenciam que a rede hoteleira pode ser relevante para a competitividade de um destino turístico. O município de Inhambane-Moçambique, por seu potencial turístico, exige uma análise mais apurada sobre como a estrutura hoteleira do local interfere em sua competitividade. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo analisar as influências do desempenho do setor hoteleiro na competitividade do município de Inhambane, Moçambique. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, na qual os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado presencialmente a 36 gestores de diferentes empreendimentos hoteleiros. Os dados foram analisados com auxílio da análise de conteúdo categorial. Os resultados mostraram que, em relação ao desempenho hoteleiro, que foi avaliado a partir do Balanced Scorecard, alguns aspectos têm índices satisfatórios, mas que precisam de observação mais apurada, e que outros apresentam índices baixos, necessitando de maior desenvolvimento por parte dos gestores responsáveis. Sobre a competitividade do destino, foram utilizados como base os indicadores do Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo, evidenciando que o pilar de políticas de viagens e turismo e condições favoráveis apresentou maior quantidade de indicadores que recebem influência mais forte do desempenho hoteleiro.