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“O INSTAGRAM ME FEZ COMPRAR”: O REELS COMO FERRAMENTA DE DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS TURÍSTICOS : 'INSTAGRAM MADE ME BUY': REELS AS A TOOL FOR PURCHASE DECISION ON TOURISM PRODUCTS
 
     
      “O INSTAGRAM ME FEZ COMPRAR”: O REELS COMO FERRAMENTA DE DECISÃO DE COMPRA DE PRODUTOS TURÍSTICOS : 'INSTAGRAM MADE ME BUY': REELS AS A TOOL FOR PURCHASE DECISION ON TOURISM PRODUCTS
     


Autor(es):
Layrane Mayara Lino Santos
Sara Jane Almeida de Sousa
Ana Christina Roque dos Santos Lobato
Guilherme Bridi


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 12 No. 2 (2023): v. 12, n. 2, jul./dez, 2023

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: O surgimento de novas tecnologias vem sendo uma constante no decorrer dos anos e, com isso, o modo de consumo da sociedade tem sido modificado devido a este avanço tecnológico, logo as empresas se veem obrigadas a se reinventar para atender à nova demanda de consumidores, que está cada vez mais conectada com o auxílio das redes sociais. Na atividade turística, essa prática não foi diferente. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos usuários da ferramenta Reels como instrumento de tomada de decisão na compra de produtos turísticos, seguindo com os objetivos específicos de a) Dimensionar a adesão dos usuários na função Reels do Instagram; b) Verificar a importância da ferramenta Reels para compras de passeios turísticos; c) Identificar os principais destinos turísticos que são objetos de desejo dos usuários do Reels. A revisão da literatura existente focou em padrão de consumo, decisão de compra e a utilização das redes sociais a partir da visão do visitante. Para isso, a metodologia utilizada é pesquisa descritivo-exploratória, com o objetivo investigativo buscando familiaridade com o assunto abordado. Em relação à análise de dados, caracteriza-se como qualitativa em relação ao montante de dados e quantitativa, partindo da perspectiva de análise estatísticos. No que tange à coleta de dados, optou-se em utilizar um questionário no Google Forms, que foi dividido em três seções: a primeira, constituiu-se pela categorização e identificação do perfil socioeconômico; a segunda, pela filtragem da amostra e a terceira seção, fundamentou-se na compreensão do uso do Reels para fins de decisão de compra. Desse modo, os principais resultados encontrados foram que o Reels surgiu como uma ferramenta que auxilia na escolha do momento de compra, porém, não se configurou como fator determinante para a finalização de compras de produtos turísticos. Percebeu-se, também, que o Reels se apresenta como um importante recurso de marketing para a divulgação de produtos pelo trade turístico, apesar de o turista não utilizar tal meio para a aquisição de uma compra. Por fim, constatou-se que utilizar esta ferramenta auxiliará na construção da imagem do destino, fazendo com que este tenha mais visibilidade no Instagram. Palavras-chave: instagram; reels; decisão de compra; short video; turismo.   ABSTRACT: The emergence of new technologies has been a constant over the years and, as a result, society's way of consuming has changed due to this technological advance, so companies are forced to reinvent themselves to meet the new consumer demand, which is increasingly connected with the help of social networks. In tourism, this practice has been no different. That said, the aim of this study is to understand the perception of users of the Reels tool as a decision-making tool when buying tourism products, with the specific objectives of a) Sizing up user adherence to Instagram's Reels function; b) Checking the importance of the Reels tool for buying tours; c) Identifying the main tourist destinations that Reels users want to visit. The review of existing literature focused on consumption patterns, purchasing decisions and the use of social networks from the visitor's point of view. To this end, the methodology used is descriptive-exploratory research, with the investigative objective of seeking familiarity with the subject. In terms of data analysis, it is characterized as qualitative in terms of the amount of data and quantitative, from the perspective of statistical analysis. With regard to data collection, the decision was made to use a questionnaire on Google Forms, which was divided into three sections: the first was to categorize and identify the socio-economic profile; the second was to filter the sample and the third section was based on understanding the use of Reels for purchasing decisions. The main results were that Reels emerged as a tool to help people choose when to buy, but it was not a determining factor in finalizing purchases of tourism products. It was also noted that Reels is an important marketing resource for promoting products in the tourist trade, although tourists do not use it to make a purchase. Finally, it was found that using this tool will help to build the image of the destination, making it more visible on Instagram. Keywords: Instagram; reels; purchase decision; short video; tourism.