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RELAÇÕES ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E ADOÇÃO DO E-LEARNING NO CONTEXTO DA HOTELARIA: UM ESTUDO NO HOTEL-ESCOLA SENAC BARREIRA ROXA: RELATIONSHIPS BETWEEN ORGANIZATIONAL CULTURE AND ADOPTION OF E-LEARNING IN THE HOSPITALITY CONTEXT: A STUDY AT THE SENAC BARREIRA ROXA SCHOOL HOTEL
 
     
     RELAÇÕES ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E ADOÇÃO DO E-LEARNING NO CONTEXTO DA HOTELARIA: UM ESTUDO NO HOTEL-ESCOLA SENAC BARREIRA ROXA: RELATIONSHIPS BETWEEN ORGANIZATIONAL CULTURE AND ADOPTION OF E-LEARNING IN THE HOSPITALITY CONTEXT: A STUDY AT THE SENAC BARREIRA ROXA SCHOOL HOTEL
     


Autor(es):
Brenda Lívia Alves da Nóbrega
Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva
Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 12 No. 2 (2023): v. 12, n. 2, jul./dez, 2023

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: Os estudos sobre cultura organizacional e e-learning têm crescido nos últimos anos, entretanto há uma carência de pesquisas no turismo, tornando-se necessário o estudo do mesmo. Este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre cultura organizacional e adoção do e-learning no contexto da hotelaria. Para alcançar o objetivo da pesquisa, adotou-se um estudo descritivo e de abordagem quantitativa. O campo de estudo foi o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa situado na cidade do Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. A amostra foi amparada nas respostas de 52 funcionários do hotel e o instrumento de coleta de dados foi um questionário em escala likert de grau de concordância de um a sete pontos. Para fundamentar o instrumento de pesquisa foi utilizado o Modelo de Valores Competitivos para investigar as dimensões de cultura organizacional a partir dos seguintes perfis: cultura clã, cultura inovativa, cultura hierárquica e cultura de mercado; e Teorias de Aceitação de Tecnologias de e-learning, a partir das seguintes variáveis: expectativa de esforço, expectativa de desempenho, condições facilitadoras, normas sociais, interatividade e comunização interna. Posteriormente foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para adaptação da análise estatística, procedendo com o teste de confiabilidade do questionário (Alfa de Cronbrach), análise descritiva (Análise de Média) e matriz de correlação (Coeficiente de Pearson). Com este estudo foi possível identificar que as culturas clã e inovativa são os estilos de cultura organizacional que mais predominam no hotel. Estas mesmas culturas se destacam também das demais no quesito de correlações positivas para a adoção do e-learning. Por fim, as variáveis de aceitação do e-learning com maior destaque, foram a expectativa de esforço e a expectativa de desempenho, o que reforça que os sistemas precisam ser fáceis e úteis, para uma melhor implementação no ambiente hoteleiro e adoção por parte dos colaboradores. Palavras-chave: Cultura Organizacional; E-learning; Hotelaria.   ABSTRACT: Studies on organizational culture and e-learning have grown in recent years, however there is a lack of research in tourism, making it necessary to study it. This work aims to analyze the relationships between organizational culture and the adoption of e-learning in the context of hospitality. To achieve the research objective, a descriptive study with a quantitative approach was adopted. The field of study was the Hotel-Escola Senac Barreira Roxa located in the city of Natal, capital of the state of Rio Grande do Norte. The sample was based on the responses of 52 hotel employees and the data collection instrument was a questionnaire on a Likert scale with a degree of agreement from one to seven points. To support the research instrument, the Competitive Values Model was used to investigate the dimensions of organizational culture based on the following profiles: clan culture, innovative culture, hierarchical culture and market culture; and Theories of Acceptance of e-learning Technologies, based on the following variables: effort expectation, performance expectation, facilitating conditions, social norms, interactivity and internal communization. Subsequently, the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software was used to adapt the statistical analysis, proceeding with the questionnaire reliability test (Cronbrach's Alpha), descriptive analysis (Mean Analysis) and correlation matrix (Pearson Coefficient) . With this study it was possible to identify that clan and innovative cultures are the organizational culture styles that most predominate in the hotel. These same cultures also stand out from the others in terms of positive correlations for the adoption of e-learning. Finally, the most prominent e-learning acceptance variables were effort expectation and performance expectation, which reinforces that systems need to be easy and useful, for better implementation in the hotel environment and adoption by customers. collaborators. Keywords: Organizational culture; E-learning; Hospitality.