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TURISMO, ESPORTES E CONSUMO: A CBF COMO ORGANIZADORA DE FLUXOS TURÍSTICOS: TOURISM, SPORTS AND CONSUMPTION: THE CBF AS ORGANIZER OF TOURIST FLOWS
 
     
     TURISMO, ESPORTES E CONSUMO: A CBF COMO ORGANIZADORA DE FLUXOS TURÍSTICOS: TOURISM, SPORTS AND CONSUMPTION: THE CBF AS ORGANIZER OF TOURIST FLOWS
     


Autor(es):
Milene Gomes Ferreira Mostaro
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 12 No. 2 (2023): v. 12, n. 2, jul./dez, 2023

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: O presente trabalho vai articular as relações entre futebol, turismo e consumo tendo como foco principal da análise a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Começaremos indicando uma periodização da entidade (amadora, estatal, empresa e multinacional), demonstrando como, ao manejar um símbolo nacional construído através das relações comunicação e esporte (o futebol e a camisa da seleção), a CBF atua como organizadora de um bem turístico brasileiro. Através de uma revisão bibliográfica crítica sobre o desempenho da entidade, que é fundada com o nome de CBD (Confederação Brasileira de Desportos), articulamos as noções de turismo e consumo para estruturar os argumentos da hipótese que entende que a CBF foi responsável por organizar megaeventos que marcaram o imaginário nacional, despertaram um consumo da marca “futebol brasileiro”. A partir desta construção, entende-se que o Turismo está intimamente ligado às decisões da CBF, já que a escolha dos países e cidades-sede passam, principalmente, por decisões intencionais. Tais escolhas, impactam e influenciam diretamente determinados destinos, transformando e intensificando-as em produtos turísticos. Palavras-chave: Consumo turístico; eventos turísticos; turismo esportivo.   ABSTRACT: The paper will articulate the relations between football, tourism and consumption, having as main focus of the analysis the CBF (Brazilian Football Confederation). We will begin by indicating a periodization of the entity (amateur, state, company and multinational), demonstrating how, when handling a national symbol built through communication and sport (soccer and the selection shirt), the CBF acts as an organizer of a tourist asset Brazilian. Through a critical bibliographical review on the entity's performance, wich is fouded with name CBD (Brazilian Confederation of Sports) we articulate the notions of tourism and consumption to structure the arguments of the hypothesis that understands that the CBF was responsible for organizing mega-events that marked the national imagination, aroused consumption of the “Brazilian football” brand. From this construction, it is understood that Tourism is closely linked to the decisions of the CBF, since the choice of countries and host cities mainly involves intentional decisions. Such choices directly impact and influence certain destinations, transforming and intensifying them into tourist products. Keywords: Tourist consumption; tourist events; sports tourism.