Publicações de Turismo
Nova busca:        


Marketing de destinos turísticos - As segundas residências em meio rural
 
     Marketing de destinos turísticos - As segundas residências em meio rural
     
     


Autor(es):
Kastenholz, Elisabeth
Cobuci, Leila de Assis


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. V, No. 3 (2010)

Palavras-chave:


Resumo: Os impactos positivos e negativos que o turismo residencial pode provocar no âmbito do desenvolvimento local e regional têm sido muito enfatizados no discurso político e acadêmico, suscitando por vezes grandes expectativas para os destinos que têm vocação para esse tipo de turismo. No presente artigo, discute-se o conceito de marketing de destinos turísticos, bem como sua função e seu potencial para o planeamento e a gestão eficaz e sustentável de um destino, com particular ênfase dada à especificidade das segundas residências em meio rural. Particularmente nas áreas rurais mais frágeis, sensíveis a actividades turísticas, deve-se ter uma especial atenção visando a um desenvolvimento turístico sustentável, bem planeado e integrador das necessidades da população local, dos agentes económicos e de todos os actores do destino, bem como dos recursos principais que constituem o seu atractivo mais forte e diferenciador e merecem preservação.