Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hospitalidade, experienscape e meta-hospitalidade em viagens de incentivo
 
     Hospitalidade, experienscape e meta-hospitalidade em viagens de incentivo
     Hospitality, esperienscape and meta-hospitality in incentive travel
     Hospitalidad, experienscape y meta-hospitalidad en viajes de incentivo


Autor(es):
Librach Buckup, Eduardo Librach
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 26 (2024); e19638

Palavras-chave:
Hospitalidade; Stakeholders; Competitividade; Viagens de Incentivo


Resumo: O objetivo do artigo foi investigar os benefícios da hospitalidade no segmento de viagens de incentivo e apresenta o resultado de uma pesquisa empírica, exploratória e explicativa pelo método misto com base nos conceitos Emic-Etic-Emic. Devido ao tamanho e à profundidade do estudo principal, o foco deste artigo foi nos achados da fase final Emic da pesquisa de campo, a partir das lacunas observadas nos resultados das fases anteriores Emic e Etic. Foi feita uma pesquisa qualitativa pelo método de estudo de casos múltiplos por meio da observação participante em três viagens, sendo o problema da pesquisa compreender a importância da hospitalidade entre stakeholders envolvidos em viagens de incentivo para alcançar um diferencial competitivo no setor. Os principais resultados foram que a hospitalidade é importante ao criar fortes laços comerciais e vantagens competitivas, os componentes do experienscape são fundamentais nas viagens e a possibilidade de alcançar a meta-hospitalidade durante os incentivos. Para futuros estudos, considera-se realizar outros tipos de pesquisa com mais respondentes e dar continuidade à análise das vantagens da hospitalidade em viagens de incentivo, considerando a manifestação de outros stakeholders envolvidos nesse segmento.