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Oferta Educacional em Turismo no Paraguai: Características e Desafios para o Desenvolvimento Científico do Turismo no País
 
     Oferta Educacional em Turismo no Paraguai: Características e Desafios para o Desenvolvimento Científico do Turismo no País
     The Educational Offer in Tourism in Paraguay: Features and Challenges to the Scientific Development of Tourism in the Country
     La Oferta Educativa en Turismo en Paraguay: Rasgos y Retos al Desarrollo Científico Turístico del País


Autor(es):
Pimentel, Thiago Duarte


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 8 n. 1 (2022): (único)

Palavras-chave:
Turismo; sociologia do turismo e do lazer; Sistemas educativos; Sociologia da educação; análise organizacional; Paraguai


Resumo: O turismo inseriu-se na geopolítica mundial como uma forma de atualização da divisão internacional do trabalho, sendo amplamente adotado pelos países em desenvolvimento sob a promessa de gerar desenvolvimento econômico/renda, benefício social/emprego e impacto ambiental/sustentabilidade reduzidos. Isso se manifestou na criação de cursos de turismo nas Instituições de Ensino Superior/IES para capacitar os trabalhadores. Sob a contribuição teórica da sociologia da educação aplicada ao turismo, analisa-se a oferta educacional em turismo (OET) existente no Paraguai, em seus diferentes tipos e níveis, assim como a oferta de estruturas formais de pesquisa em turismo (EFIT) vinculadas às suas IES. A pesquisa empírica, de caráter quantitativo, foi do tipo levantamento censitário (com o apoio do SPSS) de todos os programas de turismo existentes no país, com dados secundários, seguindo um protocolo de pesquisa desenvolvido anteriormente (Pimentel e Paula, 2014). Os resultados mostram a existência de 27 cursos em 18 IES do país. Os cursos estão vinculados a 19 departamentos diferentes, sendo 14 com algum tipo de ênfase temática. Existem 7 programas de pós-graduação (6 de mestrado e 1 de doutorado) em turismo. No entanto, não foram encontradas revistas científicas nem estruturas formais de pesquisa conectadas à mencionada OET. A inexistência de uma OET mais plural, desde a licenciatura até a pós-graduação, com oferta complementar, a ausência de EFIT e a disseminação do conhecimento ajudam a explicar parcialmente a dificuldade relativa em termos de desenvolvimento turístico.