Publicações de Turismo
Nova busca:        


El Efecto del Cinismo Organizacional en la Satisfacción Laboral en la Organización Pública de Turismo: evidencia empírica de Turquía
 
     
     
     El Efecto del Cinismo Organizacional en la Satisfacción Laboral en la Organización Pública de Turismo: evidencia empírica de Turquía


Autor(es):
Arikan Saltik, Isil


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; v. 9 n. 1, 2 e 3 (2019): Current Issues on Tourism and Thematic Issue: “An Overview of Tourism in Turkey”

Palavras-chave:


Resumo: O  objetivo do estudo é examinar o efeito do cinismo organizacional na satisfação no trabalho de funcionários de organizações de turismo público. O cinismo organizacional, que é a crença dos indivíduos de que as organizações são privadas da unidade moral e que os princípios de justiça, honestidade e sinceridade são sacrificados em favor dos interesses organizacionais, podem afetar a satisfação no trabalho dos funcionários. Este estudo contribui para a pesquisa empírica limitada, investigando os impactos do cinismo organizacional e suas dimensões sobre a satisfação no trabalho de funcionários de organizações públicas de turismo, onde os recursos humanos efetivamente gerenciados são importantes tanto quanto em empresas privadas. Usando a província de Mugla, na Turquia, como local de pesquisa, 222 respostas são coletadas por meio de um questionário em 2018. Os resultados da regressão indicam que, exceto na dimensão comportamental, outras dimensões do cinismo organizacional têm impactos negativos e significativos no satisfação no trabalho Verificou-se que o cinismo cognitivo tem o maior efeito seguido pelo cinismo emocional na satisfação no trabalho. Além disso, o estudo examinou diferenças no cinismo organizacional devido a algumas características demográficas e ocupacionais dos funcionários. O estudo termina com uma discussão sobre as implicações e limitações do gerenciamento.