Publicações de Turismo
Nova busca:        


Orientação para o mercado e a maturidade digital: estudo de caso em um resort
 
     Orientação para o mercado e a maturidade digital: estudo de caso em um resort
     Market orientation and digital maturity: a resort case study
     


Autor(es):
Ardigó, Carlos Marcelo
Silva, Adroaldo Dias da
Sohn, Ana Paula Lisboa


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v. 20 - 2023; 233-266

Palavras-chave:
Orientação para o Mercado; Maturidade Digital; Resort; Hospitalidade


Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a orientação para o mercado (OPM) e a maturidade digital (MTD) em um hotel categorizado como resort. O estudo qualitativo foi do tipo exploratório-descritivo, tendo o estudo de caso como procedimento metodológico. Para avaliar a OPM utilizou-se a escala MARKOR (KOHLI; JAWORSKI; KUMAR, 1993), enquanto para MTD foi utilizado o modelo proposto pelo Instituto da Transformação Digital (ITD) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH, 2019). A partir da apreciação dos resultados de cada uma das variáveis e respectivas dimensões da OPM, identificou-se que o resort se apresenta em uma condição moderada, com distanciamento de uma situação plena principalmente nas dimensões disseminação da inteligência e responsividade. Os resultados ainda apontaram que o resort pode ser classificado como iniciante no seu estágio de MTD, condicionando essa situação principalmente nas dimensões Ferramentas de Inteligência Digital e Presença Digital. Adicionalmente, os achados possibilitaram verificar indícios de potencial alinhamento teórico entre a OPM e a MTD, em que o fortalecimento da primeira, enquanto cultura organizacional, pode criar o ambiente propício para uma transformação digital orientada para o mercado.