Publicações de Turismo
Nova busca:        


Relevância da inteligência emocional na rotina laboral da base operacional hoteleira
 
     Relevância da inteligência emocional na rotina laboral da base operacional hoteleira
     Relevance of emotional intelligence in the work routine of the hospitality operational base
     


Autor(es):
Felício, Elisy Silva
Santos, Rodrigo Amado dos
Sousa, Edson Lima de


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v. 20 - 2023; 356-377

Palavras-chave:
Hotelaria; inteligência emocional; rotina laboral; base operacional hoteleira; recursos humanos


Resumo: Na psicologia moderna, a Inteligência Emocional (IE) se transfigura como um estado essencial da vida pessoal e profissional do indivíduo, visto que nela são estimulados 5 distintos elementos: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. Seguindo a premissa que diz que perspicazes são as empresas que sustentam suas gestões nos conceitos da IE, tornou-se oportuno analisar, através de um levantamento bibliométrico, o quantitativo de artigos que incentivam a utilização das particularidades da IE como ferramenta norteadora para avaliar as políticas de gestão do setor de recursos humanos (RH) atuantes em meios de hospedagem. Esta é uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, sob aspectos exploratórios e descritivos. Dos resultados, foi feita a análise de conteúdo, onde pôde-se observar que dos 1.102 artigos publicados, apenas 9 se adequavam à proposta. Destes, fica em evidência as falas sobre a assertividade que a IE possui no rendimento laboral e emocional dos trabalhadores hoteleiros e a urgência que os autores dão para tais reestruturações nos modelos de gestão, dado ao quantitativo de colaboradores que já encaram doenças ocupacionais como uma realidade.