Publicações de Turismo
Nova busca:        


A hospitalidade brasileira no mercado turístico internacional
 
     A hospitalidade brasileira no mercado turístico internacional
     
     


Autor(es):
Pimentel, Raphael Fellipe Diniz


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. VII, No. 2 (2012)

Palavras-chave:


Resumo: Conhecidas como umas das maiores características do povo brasileiro e como as maiores heranças dadas pela miscigenação cultural ocorrida no decorrer dos anos coloniais e seguintes, a hospitalidade e a cordialidade vêm sendo importantes motivações de os turistas estrangeiros viajarem ao Brasil. Com base em uma visão panorâmica do mercado turístico mundial e na constatação da incipiente participação do País nesse mercado, no presente trabalho, objetiva-se conhecer as diferentes variáveis do panorama referente à renomada hospitalidade brasileira com os serviços de atendimento prestados ao turista estrangeiro, suas origens e a visibilidade que ela tem no mercado exterior. Tendo, ainda, em seus objetivos, analisar a qualidade e a importância dos serviços, a troca de informações entre o setor profissional local e o turista estrangeiro, utilizando-se, como parâmetro de base informativa, os padrões internacionais de hospitalidade e atendimento. Na feitura do trabalho, usou-se como base metodológica e como fundamentação histórica e cultural, pesquisas bibliográficas, utilização de periódicos dispostos pela OMT, artigos publicados na Internet, manuais cedidos pelo Ministério do Turismo e, por fim, estudo de clássicos nacionais, como Raízes do Brasil.