Publicações de Turismo
Nova busca:        


APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO TURISMO PARA ESTIMULAR VIVÊNCIAS COM O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS
 
     APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO TURISMO PARA ESTIMULAR VIVÊNCIAS COM O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS
     
     


Autor(es):
Thalita Stephanie Teixeira
Jaine de Fátima Silva
Rodrigo Burkowski
Solano de Souza Braga
Lorena Trindade Gomes


Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo

Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 2 n. 2 (2023): Tic’s no turismo e outros temas; 55-69

Palavras-chave:


Resumo: A gamificação pode ser entendida como aplicação de aspectos de jogos em outros ambientes, sendo uma possibilidade de desenvolver a atividade turística. O presente estudo busca analisar a utilização de um aplicativo como alternativa de desenvolvimento da região de Ouro Preto com vistas a potencializar os benefícios econômicos por meio do turismo. Para isso, pretende-se levantar as tendências de literatura sobre gamificação no turismo e sobre as noções sobre gamificação, identificar objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor do turismo e analisar o potencial da gamificação para a competitividade no turismo em Ouro Preto. É possível criar projetos de marketing turístico voltados para a gamificação, contudo é necessário ir além dos conhecimentos sobre os fundamentos do marketing, sendo imprescindível reconhecer sobre os fundamentos do jogo, e qual o papel da interação dessa modalidade com o produto turístico, sobre como ocasionar o imaginário do jogador / turista. Enquanto classificação metodológica, o estudo tem caráter qualitativo e exploratório pois busca a familiaridade com determinado tema, sendo dividido nas seguintes etapas: levantamento das tendências na literatura sobre gamificação no turismo; levantamento sobre as noções sobre gamificação; identificar objetivos, contextos e abordagens da gamificação no setor do turismo; e analisar o potencial da Rev.ReBOT,Natal/RN,v2,n2,p.55-69 Jul./Dez.2023gamificação para a competitividade no turismo. Conclui-se que a gamificação em Ouro Preto pode trazer benefícios ao turismo da região, tornando as experiências mais dinâmicas e criativas.