Publicações de Turismo
Nova busca:        


Explorando a tipologia da inovação no turismo a partir da perspectiva de empresários do setor
 
     Explorando a tipologia da inovação no turismo a partir da perspectiva de empresários do setor
     Exploring the typology of innovation in tourism from the perspective of entrepreneurs in the sector
     Explorando la tipología de la innovación en el turismo desde la perspectiva de los empresarios del sector


Autor(es):
Aires, Jussara Danielle Martins
Costa, Carlos
Brandão, Filipa


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 9 n. Regular (2023)

Palavras-chave:
Tipologia da inovação; Turismo; Gestores


Resumo: Este artigo tem como objetivo geral apresentar tipos de inovação empresarial turística, que emergem a partir da análise de relatos de experiências de gestores empresários e de possíveis influências exercidas por stakeholders para a sua implementação. Para além de uma revisão da literatura, foram realizadas 35 entrevistas semiestruturadas com gestores de empresas de turismo na cidade de Natal (RN). O acompanhamento pre´vio e posterior das empresas ocorreu de 2019 a 2023. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, analisado e processado com o apoio do SPSS 25. Foi confirmada a predominância da inovação do tipo incremental e a significativa influência que stakeholders exercem para a adoção de mudanças no contexto empresarial. Reconhecendo-se a limitação do Manual de Oslo de não contemplar em sua tipologia oficial da inovação em serviços, todas as formas de inovação concebida e implementada pelas empresas turísticas, a tipologia da inovação desse setor pôde ser expandida para: produto, ambiental, processos, marketing, organizacional, clientes, colaboradores, estrutural e social. Finalmente, constatou-se que tal proposta não esgota possibilidades de novas definições observadas noutros contextos. Ademais, o estudo contribui para a conscientização e incentivo de iniciativas de inovação em negócios turísticos.