Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia
Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 9 n. Regular (2023)
Palavras-chave:
Reconfiguração; Imagem; Turismo; Uruguai
Resumo: Este ensaio abordará teoricamente o processo de reconfiguração da imagem turística. Esta tem sido tradicionalmente estudada a partir da imagem percebida (turista) e/ou como imagem emitida pelas organizações responsáveis pela atividade ou pelas empresas que trabalham no sector, em ambos os casos através de diferentes suportes gráficos. Nas últimas duas décadas, através da criação e posterior utilização massiva das redes sociais, um novo ator entrou no jogo da geração de imagens - o turista/viajante - proporcionando uma visão diferente. Problematiza-se assim a complexa relação entre o privado e o público ao nível das representações e do quotidiano/turismo. A questão é colocada em termos de reconfiguração, pois entende-se que as mudanças na criação de imagens contribuem de forma diferente para os imaginários sociais e, dentro destes, para os imaginários turísticos.